Um esquema grande de venda de drogas, descoberto e desmantelado pela Polícia Civil com a ajuda da Guarda Municipal, foi divulgado na manhã desta quinta-feira (13). Pelo menos 26 pessoas foram presas e, segundo a Divisão de Narcóticos (Denarc), 11 dessas pessoas faziam parte diretamente da quadrilha que chefiava o tráfico nos bairros Boqueirão e Hauer, na região sudeste de Curitiba.

continua após a publicidade

Ainda de acordo com as investigações da Polícia Civil, as outras 15 pessoas foram detidas ao longo dos últimos 10 dias. Essas prisões foram em operações que aconteceram no Centro de Curitiba, principalmente nas ruas Trajano Reis, Cruz Machado e no bairro São Francisco.

Apesar de concentrados na região central, a quadrilha atuava nos dois bairros da região sudeste de Curitiba. Conforme a polícia, o grupo usava um bar para lavar dinheiro e vender drogas. A operação foi denominada como Zona Leste.

Foto: Polícia Civil.

Chefão na cadeia

Ao todo, foram cumpridos 24 mandados judiciais, 12 deles de prisão e o restante de busca e apreensão. Entre os presos está Reginton Luiz dos Santos, de 36 anos, vulgo “Bolinha”. Conforme as investigações, ele foi apontado como o chefe da quadrilha. O homem, segundo a Denarc apurou, já tem passagens por tráfico de drogas, associação criminosa, homicídio e porte de arma.

continua após a publicidade

Dos mandados de prisão, dois foram cumpridos dentro do sistema prisional contra Peterson Bornoldt e Jefferson Albano Cunha Neves, o “Jefinho”. Os dois foram presos no dia 11 de agosto, ao serem flagrados com mais de três quilos de cocaína e uma pistola.

As investigações apontaram ainda que a quadrilha usava contas bancárias para guardar o dinheiro da venda das drogas. Por determinação da Justiça, três contas bancárias foram bloqueadas. Além disso, foram apreendidos quatro carros e uma moto, que também eram do grupo.

continua após a publicidade

Segundo a Denarc, muitos objetos roubados e furtados foram vistos pelos policiais sendo trocados por droga em plena rua. Em um dos flagrantes, os traficantes pegam um colar em troca de cocaína. Até um carrinho de brinquedo e películas de celular serviram como moeda de troca.

Foto: Polícia Civil.

Operação Impacto

A operação Zona Leste está dentro do contexto da megaoperação Impacto, deflagrada no dia 14 de setembro pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR). A ação é uma resposta ao aumento de crimes patrimoniais – furtos e roubos – registrados em todo o país. A maioria dos alvos da ação já tem passagens pela polícia por tráfico, homicídio, roubo, porte de arma e receptação.

Durante toda a operação, incluindo a ação desta quinta-feira, os policiais encontraram um quilo de maconha, 3,5 quilos de cocaína, 134 pontos de LSD e 70 gramas de crack. Foram apreendidos ainda quatro armas, 23 munições e R$ 13 mil em dinheiro na casa dos investigados.