São José dos Pinhais

Policiais descobrem buraco em carceragem durante bate-grade

Policiais descobriram um buraco na carceragem durante operação bate-grade. Foto: Lineu Filho.

Durante uma operação de bate-grade na Delegacia de São José dos Pinhais, na noite de terça-feira (6), policiais descobriram um grande buraco – por onde, possivelmente, os detentos planejavam tentar fugir. A ação, que envolveu o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) provocou tumulto na delegacia.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que a operação de bate-grade é realizada habitualmente e, com ela, foi evitada a possível fuga. O buraco descoberto pelos policiais já foi fechado. “Nessas situações os presos ficam agitados, mas foi tudo dentro da normalidade”, ressaltou a PC. Durante a ação, um dos detentos passou mal e o Samu foi acionado para o atendimento.

Buraco em uma das celas possivelmente seria usado em tentativa de fuga. Foto: Divulgação.
Buraco em uma das celas possivelmente seria usado em tentativa de fuga. Foto: Divulgação.

Familiares dos presos, preocupados por não saber o que acontecia na delegacia, se reuniram em frente ao local para aguardar notícias.

Atualmente, 110 presos estão abrigados na carceragem da Delegacia de São José dos Pinhais, que tem capacidade para 36.

Familiares se reuniram em frente à delegacia para aguardar notícias dos presos. Foto: Lineu Filho.
Familiares se reuniram em frente à delegacia para aguardar notícias dos presos. Foto: Lineu Filho.

Tentativa frustrada

No dia 14 de agosto, detentos de São José dos Pinhais tentaram fugir durante a entrega do almoço. Um agente carcerário foi mantido refém com estoques (armas feitas artesanalmente pelos presos), mas um policial que estava de plantão percebeu a movimentação e efetuou um disparo, o que fez com que os fujões recuassem. Na época, o delegado Michel Carvalho informou que a carceragem também estava com mais de 100 presos.