A Polícia Militar iniciou, no último sábado (6), a Operação Verão no Parque Barigui, em Curitiba. Os policiais militares fizeram o policiamento de bicicletas, a cavalo e pontos fixos com os módulos móveis. A operação faz parte de um projeto do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba que visa levar diversão e segurança para a população na temporada de maior movimento nos parques.

continua após a publicidade

Além do reforço no policiamento, várias atividades esportivas e recreativas gratuitas estão sendo feitas nos Parques Náutico, Barigui e Passaúna. Com supervisão de profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), haverá a disponibilidade de caminhada, alongamento, jogos gigantes e empréstimo de materiais para vôlei, futebol, frescobol, badminton, bets, peteca, tênis de mesa, xadrez, entre outros.

No Barigui o policiamento foi feito com as bicicletas, as quais foram doadas através de uma parceria entre a Sanepar e a Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos Inativos e Pensionistas (AMAI), e também pelas equipes do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon). A operação conta ainda com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

De acordo com o tenente Diogo Felipe Cordeiro, do 12º Batalhão da PM, que estava acompanhando as equipes, no Parque Barigui cinco policiais fazem o policiamento com bicicletas e também com viaturas em apoio. “Atuaremos em torno de todo o parque buscando, além de dar segurança para a população, colocar em prática o policiamento comunitário trocando informações e tendo contato direto com as pessoas”, explica.

continua após a publicidade

As atividades da Prefeitura de Curitiba acontecem aos finais de semana de janeiro e de fevereiro, porém o reforço no policiamento por parte da PM também ocorre sábado e domingo e no período da tarde até anoitecer durante a semana. Além disso, o Batalhão de Polícia de Trânsito, em conjunto com a Cetran, fará a fiscalização de estacionamentos irregulares e da perturbação do sossego.

 

continua após a publicidade