As palavras ditas por Altair de Azevedo, de 36 anos, antes de perder a consciência ao ser baleado ajudaram a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) a chegar ao suspeito do crime. Alexandre da Silva Valachinski, de 28, e Enrique Moreira de Oliveira, 24, foram presos suspeitos da tentativa de assassinato. O motivo do crime, segundo a DHPP, foi uma disputa de tráfico de drogas.
Altair foi baleado no dia 31 de agosto deste ano, na Rua Elton Roberto de Moura Torres, no bairro Boqueirão, em Curitiba. Conforme informou a DHPP, o homem foi atingido por 11 tiros, mas durante o socorro ainda estava consciente. A vítima teria dito a um familiar que quem tentou mata-lo foi “Alexandre Japonês Tanaka” e em seguida perdeu a consciência.
Os policiais passaram a investigar ainda enquanto Altair estava internado. Durante várias semanas ele permaneceu no hospital e, após se recuperar, foi ouvido na 2ª Delegacia de Homicídios, onde contou detalhes sobre os autores do crime. Segundo o homem, “Alexandre Japonês Tanaka” era, na verdade, o apelido de Alexandre da Silva Valachinski.
Durante as investigações, Enrique acabou preso por tráfico de drogas. Já Alexandre teve a prisão preventiva decretada no mês de novembro, mas permaneceu foragido por um mês. O rapaz foi preso nesta semana. O crime, para a DHPP, está elucidado.