Na onda de informações desencontradas a respeito do “jogo” Baleia Azul, uma mensagem a respeito de telefones para prevenção ao suicídio viralizou nas redes sociais. Apenas no Facebook, é possível encontrar ao menos três versões do post com diversos números equivocados a respeito do serviço.

continua após a publicidade

Em uma delas, por exemplo, é solicitado aos amigos que copiem e colem a informação com os números 0800-273-8255 e 4002 8922 a fim de divulgar as supostas linhas de prevenção ao suicídio. Neste caso, o primeiro telefone não existe e o segundo direciona a pessoa à fila de espera de um programa.

No entanto, nenhum deles pertence ao Centro e Valorização à Vida (CVV), que atende pelo telefone 141. O serviço é realizado gratuitamente por voluntários, que se colocam à disposição dos solicitantes para oferecer apoio emocional em casos de depressão e auxiliar na prevenção do suicídio. As conversas são sigilosas e também podem ser realizadas pelo site www.cvv.org.br, por e-mail, chat e Skype durante 24 horas todos os dias.

A procura aumentou

Mesmo com as mensagens na web divulgando telefones errados, muitas pessoas procuraram o site do centro nos últimos dias, pois a média de visitantes únicos no endereço online pulou de 2,5 mil para mais de 6,7 mil este mês. Além disso, somente entre 1º e 10 de abril, a procura pelo serviço cresceu 445%.

continua após a publicidade