Depois de um dia inteiro com muitos exames e avaliações médicas no Hospital Regional de Paranaguá, no litoral do Paraná, o que muito se evitou foi confirmado. A youtuber Isabelly Cristine Santos, de 14 anos, morreu durante a noite desta quarta-feira (14). Ela foi baleada durante uma suposta confusão no trânsito, que ainda é investigada pela Polícia Civil, que já tem dois suspeitos presos.

continua após a publicidade

O comunicado da morte de Isabelly Cristine foi feito pela própria mãe, que acompanhou tudo desde o começo, pelas redes sociais. “Comunico que ela faleceu há poucos momentos. Como ela gostaria, todos os seus órgãos e o seu lindo cabelo vão ser doados”, disse Rosania Domingos Santos.

O comunicado da morte foi feito pela própria mãe, no perfil da youtuber. Foto: Reprodução/Facebook.

A própria mãe tinha informado, na manhã de quarta-feira, que o boletim médico já havia atestado que Isabelly Cristine teve morte cerebral. O quadro clínico, complicado de ser constatado, foi avaliado por várias equipes diferentes de médicos e alguns exames específicos também foram feitos ao longo do dia para que se tivesse certeza da condição da garota.

O que aconteceu

Com o sonho de se tornar conhecida e de poder seguir trabalhando na área que gostava, a família inteira ajudava Isabelly, que criou um canal no YouTube. Segundo a Polícia Militar, a adolescente foi atingida por um tiro na testa enquanto voltava de uma gravação com um cantor de funk no balneário de Shangrilá.

continua após a publicidade

O boletim de ocorrência informa que um desentendimento no trânsito teria sido o motivo dos disparos, mas a mãe da garota nega a briga e diz que o veículo em que estavam foi “fechado” pelo veículo dos atiradores e os disparos começaram. Conforme a Polícia Civil, Isabelly estava com a mãe no banco de trás de um Gol branco e na frente seguia um amigo e o pai dele. A confusão aconteceu na PR-412, estrada que liga os balneários, e os atiradores estavam num Citroën Xsara Picasso.

Segundo a polícia, pelo menos três tiros foram disparados. Dos três disparos efetuados, um atingiu a cabeça de Isabelly e os outros dois tiros acertaram a fachada de uma loja e a fachada de uma igreja. Ela foi socorrida inicialmente ao Pronto Socorro de Pontal do Paraná e depois encaminhada ao Hospital Regional do Litoral, que fica em Paranaguá.

Investigações

continua após a publicidade

Um rapaz de 26 anos, suspeito de atirar na youtuber, foi preso com outro homem, que estava com ele no momento da confusão. Os nomes não foram divulgados. A prisão foi feita por equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar e, conforme o delegado Miguel Stadler, a dupla estava numa casa alugada, no balneário Canoas, em Pontal do Paraná. “A princípio tratávamos como suspeitos, mas um deles confirmou que foi o autor dos disparos e, pra nós, isso basta”, explicou.

Os policiais chegaram até a casa dos suspeitos, que são de Curitiba e já estavam quase voltando para a capital, porque uma pessoa que ouviu os disparos apontou a direção para onde o carro seguiu logo depois. Segundo a Polícia Civil, quando as equipes chegaram, a PM já estava no local e os policiais já tinham visto algumas cápsulas espalhadas pela rua. A perícia da Polícia Científica foi feita.

Um dos suspeitos assumiu ser o atirador. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

Eles contaram que estavam com a família no carro e perceberam que o veículo em que estava a adolescente vinha atrás em alta velocidade, quase provocando uma colisão. Quando o carro dos suspeitos saiu da PR-412 para entrar no balneário Canoas, o outro veículo o teria ultrapassado, mas, segundo os suspeitos, teria dado ré. Inicialmente, aos policiais, o rapaz que atirou afirmou que houve uma confusão de trânsito, mas tentou se defender dizendo que ouviu tiros e, por isso, atirou.

Os dois homens foram levados à Delegacia de Pontal do Paraná, responsável pelas investigações, onde seriam ouvidos. Na delegacia, os presos preferiram manter-se em silêncio. Por preferirem não falar nada aos policiais, os dois foram autuados por tentativa de homicídio, que depois se converteu em homicídio, já que a adolescente morreu.

Testemunhas ouvidas pelos policiais confirmaram que houve uma situação de trânsito, um incidente, que acabou provocando todo o ocorrido, mas não teria sido uma briga, o que confirma a versão da mãe. Sem entrar em detalhes, o advogado que representa a dupla presa, Claudio Dalledone Junior, informou que a defesa ainda está se inteirando dos fatos, mas que a ação vai ser justificada na Justiça.

A pistola usada por ele foi apreendida e deve ser periciada junto com capsulas que foram apreendidas no endereço que a dupla foi presa. Além disso, o projétil que foi retirado da cabeça de Isabelly também vai passar por perícia da Polícia Científica.

Fama

Foto: Reprodução/Facebook.

Isabelly Cristine Santos, que era conhecida como Isa, era bem quista em Paranaguá, onde morava. Na cidade, Isa era muito conhecida principalmente por seu trabalho no YouTube. Isa Top Show, o canal da adolescente, tem mais de 30 mil inscritos e somou, no começo do ano, mais de 3 milhões de visualizações.

Apesar da pouca idade, a menina tinha experiência de adulto e carregava consigo tamanha força de vontade que fez com que a família toda se unisse em prol de seu objetivo. Em conversa com a Tribuna do Paraná, no ano passado, Isabelly e a mãe contaram que viajavam toda semana para Curitiba, onde faziam gravações com artistas em casas de shows da cidade.

De família humilde, o talento da jovem se destacava principalmente por não ter tido nenhuma formação ainda. Isabelly demonstrava que o que estava fazendo era uma realização de um sonho e foi assim que morreu, deixando a cidade de Paranaguá em luto. O corpo da menina deve ser velado a partir das 19h desta quinta-feira (15) e ela vai ser sepultada na sexta-feira (16), os locais ainda não foram definidos.

Sonhos interrompidos