O custo de manutenção dos carros de luxo cedidos semana passada pela Justiça do Paraná para serem usados como viaturas da Guarda Municipal (GM) de Araucária virou motivo de preocupação no município da Região Metropolitana de Curitiba. O impasse é em relação a quem vai arcar com os consertos do Audi A4, ano 2012, e do Volvo XC-6, ano 2011, que foram apreendidos pela Polícia Federal (PF) em investigação de tráfico de drogas. A cessão provisória está amparada na Lei n.º 11.343 de 2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, já que os bens recuperados não podem ser vendidos até que os processos sejam concluídos. O problema é o custo alto das peças desses carros.
A reportagem consultou o preço para substituição das pastilhas e discos de freio dos dois modelos doados a Araucária. Com o Audi, o custo das peças e mão de obra seria de R$ 2.600. Já para o Volvo, o custo ultrapassa os R$ 7.400. Esses valores são superiores ao salário base de um guarda na cidade, que recebe R$ 2.471 ao ingressar na carreira — são R$ 1.765 acrescidos de 30% por conta do risco da atividade. Eles também são bem superiores ao custo de manutenção das demais viaturas da cidade. A substituição do sistema de freios de um Space Fox 2012, por exemplo, gira em torno de R$ 300. A GM de Araucária tem seis modelos do carro da Volkswagen em sua frota.
De acordo com o secretário de Segurança de Araucária, José Roberto Fortes Couceiro, há contato para se firmar uma parceria para garantir manutenção gratuita do Audi A4 turbo. Mas ainda não há solução encaminhada para o modelo da Volvo. “O prefeito tem uma parceria de anos com a Audi, porque ele é empresário [atuava nos ramos de hotéis, posto de combustíveis e táxi aéreo]. Ele vai conversar diretamente na empresa até o fim desta semana. No caso da Volvo, ainda estamos vendo onde fazer o pedido”, explica o secretário.
Segundo Couceiro, a parceria é fundamental para a operação dos veículos. “Normalmente, as viaturas próprias dão muita manutenção. Todo mês precisa fazer suspensão, pastilha de freio. O gasto é grande”, afirma.
No texto em que divulgou a cessão dos veículos ao município, o próprio Tribunal de Justiça do Paraná ressaltou que a prefeitura de Araucária havia firmado uma parceria com a concessionária Audi e que algo semelhante estava sendo tentado com a Volvo. O problema é que a negociação está sendo feita diretamente pelo prefeito Hissam Hussein Dehaini, sem qualquer relação institucional entre a empresa que prestará o serviço e o município.
Treinamento especial
O patrulhamento com as novas viaturas ficará restrito aos plantões porque os coordenadores serão treinados para dirigi-las, uma vez que elas são mais potentes que as viaturas convencionais. O Audi e o Volvo farão o policiamento em eventos e operações da Guarda Municipal de Araucária. “Temos um funcionário que tem curso de direção e ele repassará as noções para os demais. Não tem tanto segredo. São carros automáticos, mas tem que cuidar com a velocidade”, explica Couceiro.