Se passando por policial, José Carlos dos Santos, 30 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira (28), pela equipe da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). Ele foi abordado no bairro Fazendinha, em Curitiba, e com ele foram apreendidos um colete à prova de balas, munições, uma pistola ponto 40 – de uso restrito – e um distintivo da Polícia Civil. O delegado Emmanoel David ainda informou que o suspeito estava extorquindo comerciantes e moradores, enquanto se passava por um policial da DFR.
“A delegacia há alguns meses busca por bandidos que se passam por policiais para conseguir dinheiro. As equipes encontraram esse elemento que se intitulava como policial aqui da nossa delegacia. Esse homem tentava extorquir empresários. Esta arma que ele utilizava, foi roubada durante uma saída de banco. Vários materiais que estavam com ele são de uso exclusivo da polícia”, relatou.
Quando abordado, Santos conduzia um veículo Peugeot 206 cinza. O homem não resistiu, mas chegou a apresentar um distintivo exclusivo do cargo de investigador. Segundo a polícia, a arma que Santos portava estava com a numeração raspada e uma investigação será feita.
Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de uso restrito e também usurpação de função pública. O homem, que tem passagem pela polícia por furto, também deve responder por este crime, já que tinha um mandado de prisão preventiva em aberto. Ele permanece preso no Setor de Carceragem temporária (Secat).