Operação Dínamo V

Exército realiza operação para fiscalizar empresas que lidam com explosivos

O Exército Brasileiro inicia a Operação Dínamo V voltada a fiscalização de empresas que tratam com explosivos e correlatos nas atividades de fabricação, transporte, comercialização e detonação.

Na área da 5ª Região Militar, que abrange os Estados do Paraná e Santa Catarina, a operação inicia na quarta-feira (20) com o apoio dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e agências governamentais dos estados envolvidos.

O trabalho é um esforço conjunto, objetivando contribuir para a segurança da sociedade e preservação da ordem pública. A operação tem a previsão de fiscalizar, em todo o Território Nacional, mais de 750 estabelecimentos, empregando, aproximadamente, mil militares da Força Terrestre.

Resultados

Na última fiscalização de explosivos realizada em 2016, o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5) realizou 82 vistorias com o emprego de 125 homens, entre militares do Exército Brasileiro, policiais civis e militares e agentes do poder público, que percorreram mais de 12.000 km de estradas ao longo dos dois Estados.

Durante a operação foram apreendidos mais de seis toneladas de Nitrato de Amônio, produto utilizado como matéria-prima para explosivos, 592 quilos de explosivos e quatro dispositivos iniciadores, além de terem sido autuadas 11 empresas por irregularidades no trato com produtos controlados pelo Exército.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna