Uma dupla suspeita de receptação qualificada foi presa, na tarde desta segunda-feira (17), por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), no bairro Uberaba, em Curitiba. Os empresários presos, ambos de 37 anos, seriam os donos de um barracão de materiais recicláveis onde os policiais encontraram aproximadamente 160 quilos de cabos de telefonia.
+Leia mais! Bandidos matam homem no dia do seu aniversário, mas levam apenas dois celulares
A prisão coincidiu com o lançamento de uma campanha idealizada pela Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e coordenada pela DFR com o intuito de estimular denúncias de receptação de materiais de cobre furtados. De acordo com o delegado Matheus Laiola, que vem coordenando ações com o objetivo de coibir furtos desses produtos na capital, uma equipe de investigadores foi até o barracão para averiguar uma denúncia de que poderia haver produtos de origem ilícita no barracão.
O delegado contou que foi expedida uma ordem de serviço para que os policiais intimassem os responsáveis pelo barracão, mas quando chegaram ao local, os investigadores se depararam com uma grande quantidade de cabos e deram voz de prisão aos gerentes. “A maior parte dos cabos, que estava exposta no chão, tinha identificação de operadoras de telefonia. Com isso, foram acionados técnicos das operadoras, que fizeram o reconhecimento do material”, explicou.
+Veja mais! Raquel Sheherazade ‘decepciona’ seguidores ao postar hashtag sobre Bolsonaro
Segundo a polícia, apenas um dos irmãos tinha histórico criminal: já havia sido preso em flagrante por receptação em fevereiro do ano passado. Devido ao crime de receptação dolosa qualificada não possibilitar que seja arbitrado um valor de fiança, os dois gerentes suspeitos permanecem custodiados pela Polícia Civil, à disposição da Justiça.
Campanha
A DFR também lança, oficialmente, nesta terça-feira (18), uma campanha de orientação para denúncias de receptação de materiais de cobre. A realização de uma ação maciça de divulgação de um número exclusivo para denúncias visa coibir o volume de furtos desses materiais.
“Houve uma demanda, devido ao grande volume de furtos de materiais de cobre no primeiro semestre, para que diversificássemos as ações com um trabalho intenso de investigação, aliado à estratégia de inteligência policial”, afirmou o delegado. “É importante ressaltar que os furtos de materiais de cobre colocam em risco a prestação de serviços essenciais, como os atendimentos de saúde, para a população”, alertou.
Segundo levantamento da própria DFR, nos últimos dois meses, foram apreendidos mais de cinco toneladas de materiais, entre cabos de energia e da rede elétrica, além de hidrômetros e equipamentos públicos como lixeiras.
+Viu essa? Cida Borghetti tenta anular candidatura de ex-aliado Beto Richa
A intensificação dos trabalhos para identificar os receptadores já apresenta resultados expressivos. Segundo levantamento realizado por uma operadora de telefonia, o volume de furtos de cabos em vias públicas apresentou queda superior a 50%. “Com o número exclusivo para denúncias, a expectativa é que haja uma redução ainda mais substancial”, afirma Laiola.
O número exclusivo para denúncias disponibilizado pela DFR é o (41) 98510-1001. As denúncias ainda podem ser feitas pelo (41) 3218-6100. Informações sobre a campanha e demais ações da especializada podem ser obtidas nos perfis do Instagram (dfr.pcpr) e do Facebook (@furtoseroubos).
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!
https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/na-coleira/