Nove pessoas foram presas e um adolescente apreendido em uma operação da Delegacia da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na manhã desta quinta-feira (17). De todos os mandados expedidos pela Justiça, faltam cumprir as apreensões de seis adolescentes.

continua após a publicidade

Cerca de 20 mandados judiciais: cinco de prisão, sete de apreensão de menor e seis de busca, foram expedidos. Todos os mandados eram contra suspeitos de violência contra mulher, estupradores e menores infratores, em diferentes bairros de São José dos Pinhais. Além dos adolescentes que são procurados, um suspeito com mandado em aberto permanece foragido.

Delegada considerou importante a integração entre as forças policiais. Foto: Antônio More.

As investigações duraram 30 dias e o apoio do serviço de inteligência da Guarda Municipal da cidade foi importante. “A Guarda Municipal nos deu um apoio fundamental no levantamento dos alvos presos durante a operação”, explicou a delegada responsável pela operação, Tathiana Guzella.

Para a delegada, a integração entre as forças policiais são essenciais para a proteção da comunidade e da mesma forma pensa o secretário de segurança do município, Adriano Marcus Carias Muhlsted. “Esse trabalho em conjunto faz com que a população saia ganhando. Até porque assim nós conseguimos suprir as dificuldades que temos na segurança pública”.

continua após a publicidade

Um dos casos que mais chamou a atenção da polícia foi um rapaz, suspeito de pelo menos três estupros contra as próprias sobrinhas (com idades entre 9 e 11 anos), que foi preso. Na delegacia, dois dos alvos presos na operação confessaram informalmente outros crimes praticados na região, entre eles homicídios e tráfico de drogas. A dupla foi encaminhada para a Delegacia Regional de São José dos Pinhais, a fim de apurar os demais crimes cometidos por eles.

Foto: Antônio More.

Apreensões

O objetivo da ação, que aconteceu em vários bairros da cidade, era o de prender suspeitos de violência contra mulher na região, mas os policiais acabaram flagrando outros crimes. Foram apreendidas cinco armas, entre elas uma espingarda, duas pistolas (uma 9 milímetros, de uso exclusivo das forças de segurança pública, e outra calibre 380) e munições.

continua após a publicidade

Ainda foram apreendidas pequenas porções de drogas e dois veículos furtados foram recuperados, um Gol e uma moto. Todos os materiais apreendidos, junto com os detidos em flagrante, foram encaminhados à Delegacia Regional de São José dos Pinhais.

Operação teve apoio do Átila, cão da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Foto: Antônio More.