Mais um canil com situação de maus tratos a cães foi descoberto pela Polícia Civil. Desta vez, no bairro Tietê em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Foram encontrados 82 cachorros em situação insalubre e com falta de cuidados.
“Nós recebemos uma denúncia que um canil clandestino e entramos em contato com a Prefeitura local. Ainda fomos com médicos veterinários da Universidade Federal do Paraná e eles observaram que os cães, na maioria, estavam doentes, com doenças de pele, sem os dentes causados pelo estresse. Com isso, demos voz de prisão ao responsável pelo local”, disse o Delegado Mateus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
+Leia também: Morador protesta contra ‘abandono’ de São José dos Pinhais
E agora?
O proprietário do local foi autuado em flagrante e terá 20 dias para organizar o espaço e deixar os animais em boas condições de saúde. Além disto, a Prefeitura de Araucária multou o homem em R$ 41 mil. Os animais seguem no local e o dono do imóvel terá que regularizar todos os problemas. “Importante que a população fique atenta. Se for em Curitiba, entre em contato com 181 para a gente fiscalizar”, concluiu Laiola.
Os cachorros encontrados no local são das raças Beagle, Shitzu, Pug, Bulldog, Spitz, Lhasa Apso e Chow Chow.
+Leia também: Seed apura denúncia de abuso sexual de diretor em aluna na RMC
Outros casos
Recentemente a Polícia Civil resgatou 22 cães de raça em um pet shop no bairro Boqueirão, em Curitiba. Além disso, outra ação rendeu o resgate de 60 animais de um pet shop que utilizava a fama para vender bichos de estimação em Curitiba.
Varal a venda vira ação social e conquista vizinhança de Curitiba