Crime organizado

Bope prende cinco e apreende armamento pesado e explosivos

Uma submetralhadora, dois fuzis, quase 500 munições de calibres restritos, vários carregadores de arma longa, mais de R$ 4 mil em dinheiro e 36 quilos de emulsão explosiva (21 cartuchos) foram apreendidos na megaoperação desencadeada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) na Grande Curitiba, na última terça-feira (31/10).

O objetivo das ações eram intensificar o policiamento nos eixos de transporte coletivo, combater furto e roubo, recuperar veículos, bem como apreender armas e drogas e capturar foragidos da justiça. Os resultados foram apresentados no final da manhã desta quarta-feira (1º/11) no Cope.

“O que chama a atenção é que esta ação do Bope chegou também ao crime organizado apreendendo grande quantidade de material explosivo, armamento pesado, possivelmente usado para roubo a bancos e explosão de caixas eletrônicos, além de munição e coletes balísticos”, destacou o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita. A Polícia Civil vai aprofundar as investigações em relação ao grupo preso, bem como sobre o material apreendido.

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM

Operação

Quase 200 homens em 43 viaturas deslocaram para pontos diferentes de Curitiba, com foco nas regiões Leste, Sul e Norte. Após o congelamento da cidade, as equipes seguiram para a região metropolitana. Foram abordados cinco estabelecimentos comerciais, 91 carros, 26 motocicletas, 53 ônibus e 2.397 pessoas. A ação resultou na recuperação de quatro carros e uma moto furtados ou roubados, que estavam sendo usadas pelos criminosos. Também foram recuperadas placas de veículos “frias” ou retiradas de carros roubados.

Submetralhadora

Numa das ocorrências, em São José dos Pinhais, a PM desarticulou um grupo fortemente armado. Equipes patrulhavam na cidade, bairro Afonso Pena, quando viram dois homens descerem de um veículo Logan prata e seguirem na direção de um mercado, em atitude suspeita. A abordagem foi feita neles e no veículo, onde foi localizada a submetralhadora e 35 camisetas novas. “Em seguida as equipes do BOPE foram seguiram para uma residência onde localizaram dois veículos (um Honda CRV e um Ford Fiesta Sedan), o dinheiro, os 36 kg de emulsão explosiva, a maioria das munições, quatro coletes balísticos, os carregadores de arma longa, toucas balaclava e máscara, dois fuzis, quatro televisores e seis placas de veículos. Alguns dos materiais estavam nos veículos. Na residência foram presos mais dois homens. Em continuidade à ocorrência, foi encontrado um veículo Siena roubado. Neste local, três homens foram presos”, detalhou o tenente-coronel Hudson.

Em outra situação em São José dos Pinhais, houve um roubo a farmácia. O Bope apreendeu dois menores que estavam com uma arma artesanal e dinheiro do roubo. Durante um bloqueio no bairro Cajuru, na capital, um homem tentou furar a barreira policial, com uma motocicleta furtada, mas foi detido.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo