O reforço na segurança para o primeiro turno das eleições 2018 faz com que as ocorrências policiais sejam tranquilas neste domingo (7), conforme a Polícia Militar (PM). Até às 11h, pelo menos 39 ocorrências foram registradas e 14 pessoas foram encaminhadas em todo o Estado, sete delas em Curitiba. Mais de 20 mil panfletos (conhecidos como santinhos) foram apreendidos.

continua após a publicidade

Viu essa? Eleitora é presa após passar sangue em urna eletrônica. Em outro caso, mesária foi detida!

Conforme a PM, a operação em apoio à Justiça Eleitoral do Paraná gerou ainda a lavratura de 11 termos circunstanciados. Em Curitiba e Região Metropolitana foram 10 ocorrências registradas.

Em coletiva de imprensa, a coronel Audilene Rocha, comandante da PM, reforçou que o maior problema tem sido a boca de urna. “A distribuição de santinhos, inclusive próximo das seções eleitorais, além do lançamento de panfletos pelas vias. Mais de 27 mil panfletos e mais de 3 mil adesivos foram apreendidos pelos policiais militares em todo o Estado. Tivemos registro de alguns cartazes em frente aos locais de votação”, disse.

continua após a publicidade

Tire a sua dúvida! É obrigatório ter o título de eleitor para votar?

Em Curitiba, as principais ocorrências continuam sendo boca de urna e em alguns locais os apoiadores dos candidatos ainda arremessaram panfletos próximo a locais de votação. “Tivemos registros nos bairros Pilarzinho e em Almirante Tamandaré, Pinhais, São José dos Pinhais e Colombo, na Região Metropolitana”, disse a coronel Audilene.

continua após a publicidade

A coronel informou ainda que, em Mangueirinha, no Centro-Sul do Paraná, um vereador foi preso por compra de voto. Em Pontal do Paraná, litoral do Estado, a PM atendeu uma situação de transporte de eleitores e distribuição de material eleitoral. “O cidadão oferecia dinheiro para que a pessoa votasse em seu candidato, ele foi encaminhado e a Justiça Eleitoral vai apurar os fatos e as devidas providências”, complementou.,

Leia mais! Sua colinha ainda está em branco? Veja quais são os candidatos pelo Paraná

Tecnologia no apoio

No Paraná, a Polícia Militar conta com apoio de ferramentas tecnológicas para auxiliar no policiamento e monitoramento aéreo e terrestre, fixo e móvel, neste primeiro turno das eleições 2018. O principal ponto de apoio dos PMs é a sala de gestão, instalada no quartel do comando geral da corporação e que monitora tudo por câmeras de segurança.

Além disso, há ainda uma base montada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), outra em frente ao Colégio Estadual do Paraná, no Centro de Curitiba, e em frente a Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida. No interior, os policiais monitoram o andamento das votações na região da fronteira, com instalação de equipamentos em Marechal Cândido Rondon.

População pode ajudar

Segundo a PM, apesar de todo o aparato tecnológico que ajuda os policiais com as informações, as denúncias da população continuam sendo a principal fonte para que os PMs saibam o que está acontecendo no local de votação. O eleitor pode denunciar o que ver através do novo aplicativo Emergência Paraná, mas também pelos contatos tradicionais, com ligações gratuitas, o 190 (emergência) e o 181 (denúncias), ou ainda diretamente aos policiais que estão fixos nos colégios eleitorais.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Eleições na Tribuna: acompanhe tudo sobre a votação de Curitiba e região em tempo real!