Quem estava no shopping Cidade, no Hauer, na manhã desta segunda-feira (13), presenciou momentos de pânico entre funcionários e clientes de uma joalheria. Homens armados invadiram o local, entraram na loja e roubaram aproximadamente R$ 500 mil. Na fuga, dois homens apontados como os autores do roubo foram presos.
O assalto aconteceu pouco antes do meio-dia. Segundo a Polícia Militar (PM), usando um Golf roubado no domingo (12), os bandidos se dividiram. “Um deles ficou no carro, do lado de fora do shopping, enquanto o outro agiu”, explicou a tenente Jéssica Moraes, do 20º Batalhão.
O homem invadiu a joalheria, rendeu funcionários e clientes. Frio e sabendo quais os produtos que ele queria, o assaltante fugiu levando aproximadamente 400 peças entre correntes, pulseiras, brincos, anéis e alianças do local. Os objetos levados estavam avaliados em um valor aproximado em meio milhão.
Pegos no flagra
Para a polícia, os assaltantes planejaram bem a ação, mas não esperavam que um dos lojistas chamaria a PM e que a viatura chegaria rápido ao local. Os policiais pegaram a dupla no momento em que eles se preparavam para sair com o carro.
Marco Túlio Correa de Córdova, de 31 anos, e Osanir Nogueira, de 39, acabaram presos. Segundo a tenente, os dois nem tiveram tempo de pensar em reagir. “Quatro viaturas os cercaram, então, se eles tinham qualquer intenção de reagir, pensaram melhor. Eles se entregaram de imediato”.
Com a dupla, foi apreendida uma pistola nove milímetros e todas as joias roubadas. Eles foram encaminhados ao 7º Distrito Policial (DP) junto com o Golf roubado. Aos policiais, testemunhas disseram que um terceiro envolvido conseguiu escapar a pé, mas ninguém foi encontrado e a polícia acredita que sejam informações desencontradas.
Tumulto e medo
Imagens que começaram a circular nas redes sociais mostram o momento em que os policiais chegam ao shopping. Várias viaturas se deslocaram e cercaram os arredores do estabelecimento. No vídeo, o trânsito chega a ser bloqueado pela PM, que já estava com os suspeitos presos.
Dentro do shopping, muitos clientes ficaram assustados, mas não houve correria. Como a prisão aconteceu do lado de fora do empreendimento, na rua, muita gente até demorou a entender o que tinha acontecido.
No momento do roubo tinham poucos clientes na loja, mas quem estava trabalhando contou que sentiu medo. “O funcionário contou que o homem não chegou a agredir ninguém, mas estava bem agitado, se mostrou bem violento e assustou a todos”, comentou a tenente.
Especializados
Conforme a PM, Osanir tem passagem por roubo à joalheria no estado de Santa Catarina. “Ele entrou na loja e foi direto ao local onde estavam os objetos mais valiosos. Acreditamos que eles observaram a joalheria antes de agir ou tinham informações privilegiadas”, explicou a tenente Jéssica.
Ação rápida
O shopping não se posicionou sobre o assalto. À Tribuna do Paraná, funcionários disseram que os bandidos foram rápidos, mas a chegada da PM foi ainda mais veloz e isso contribuiu para que o roubo fosse frustrado.
Apesar da correria, os funcionários disseram que não houve tumulto no interior do estabelecimento. O assalto não afetou o funcionamento das lojas e o shopping continuou funcionando normalmente.