Uma ação ousada de pelo menos cinco bandidos assustou funcionários da agência do banco Santander, na Rua Emiliano Perneta, no Centro de Curitiba, na manhã desta segunda-feira (7). Segundo a polícia, tudo foi amplamente planejado e os assaltantes fugiram levando certa quantia em dinheiro que não foi divulgada pelo banco, mas pode passar dos R$ 100 mil. A ação foi registrada por câmeras de segurança.
A ação aconteceu por volta de 9h, antes de a agência abrir para o público. A Tribuna do Paraná apurou que os caixas eletrônicos do banco estavam sendo reabastecidos, quando os bandidos chegaram. Segundo os policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, a quadrilha já teria arquitetado tudo na madrugada e esperava o momento certo para entrar no banco.
- Moradores do Orleans acordam com barulhos de explosão e tiros na madrugada
- Gangue da dinamite toca o terror e assusta moradores em Curitiba
Conforme os policiais, na madrugada o gesso da estrutura do banco tinha sido quebrada e a chapa de aço que separa a parte de trás dos caixas eletrônicos já estava rompida. Pela manhã, enquanto quatro homens ficaram do lado de fora, outro assaltante entrou, rendeu um funcionário e fez com que o homem se afastasse dali.
Em questão de aproximadamente 15 segundos, o homem pegou o dinheiro que estava em cima de um armário, colocou numa mochila e saiu correndo. O bandido não estava armado e vestia camisa social. Do lado de fora, conforme os policiais, os criminosos foram extremamente discretos, o que não levantou suspeita de quem estava na rua e, por isso, ninguém chegou a anotar a placa do veículo usado para a fuga.
Logo que a Polícia Militar (PM) foi acionada, até o helicóptero foi mobilizado para tentar encontrar os assaltantes, mas mesmo com as buscas intensas na região, ninguém foi preso. Além da PM e do Cope, uma equipe de papiloscopistas do Instituto de Criminalística também esteve no local para tentar coletar vestígios deixados pelo grupo, já que eles planejaram o ataque na madrugada.
A Polícia Civil já está investigando o roubo. O vídeo que mostra a ação pode ajudar até mesmo na identificação do homem que ativamente participou da ação.
O valor levado, conforme o que foi comentado no local, foi de aproximadamente R$ 120 mil, mas o banco Santander não repassou aos policiais nenhuma confirmação da quantia. Informações ou denúncias podem ser passadas ao Cope, através do telefone (41) 3217-2900.