Uma quantidade impressionante de maconha foi apreendida durante uma operação policial realizada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (26). Ao realizar uma abordagem a três veículos na BR-277, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), os policiais encontraram uma carga de nada menos do que meia tonelada de droga. Quatro homens, com idades entre 24 e 39 anos, foram presos em flagrante na situação. Além disso, três veículos foram apreendidos na ação.
O primeiro carro a ser abordado foi um Classic preto, onde estavam dois dos rapazes presos, um de 30 e outro de 27 anos. Estes faziam a função de veículo “batedor”, o qual tem a atribuição de dar cobertura para o carro que transporta toda a droga. Ou seja, comunicar eventuais barreiras policiais durante a viagem com o intuito de despistar ações de segurança.
Logo em seguida, a equipe abordou outro “batedor”, um Polo, também preto, conduzido por um homem de 39 anos. E por último chegaram até o carro que transportava toda a droga, um Corolla azul marinho roubado, conduzido por um jovem de 24 anos. Ambos os veículos tentavam desviar um Posto da PRF por uma estrada de chão. “Provavelmente viram a abordagem ao Classic ou foram avisados pelo comparsa referente a barreira policial”, afirma a delegada-adjunta da Denarc, Camila Cecconello.
Em continuidade as diligências durante revista no Corolla, a equipe encontrou 655 quilos de maconha distribuídos no porta-malas e banco traseiro do carro. Além da droga, a equipe também encontrou dois jogos de placas de veículo, que tinham como objetivo ludibriar fiscalizações policiais ao longo do caminho.
“Ao ser questionado pelas autoridades, o homem alegou que iria receber R$6 mil para transportar a droga que havia saído de Foz do Iguaçu com destino a Curitiba”, informa a delegada-adjunta.
Diante dos fatos, os quatro homens abordados na ação foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, o condutor do Corolla foi autuado ainda por receptação. Com eles a equipe também apreendeu dinheiro em espécie, totalizando R$3,6 mil – supostamente proveniente do crime.
Todos eles possuíam alguma passagem policial por crimes contra o patrimônio, contra a vida e tráfico de drogas. O quarteto encontra-se detido na Denarc, onde aguarda à disposição da Justiça.