Apenas em 2004, mais de R$ 30 milhões foram aplicados para a melhoria das duas polícias. O valor é cinco vezes maior se comparado ao ano passado, quando o estado teve que reestruturar os projetos em andamento para a nova gestão baseado em um orçamento determinado pelo governo anterior.
"Em 2003 colocamos todas as contas na ponta do lápis, tivemos que quitar dívidas e ainda nos adequar para melhorar as condições para a segurança pública. Neste governo, a segurança pública é prioridade e fazemos isso com projetos sérios, através de uma política pública de metas. Investimos em inteligência, infra-estrutura, reforço de efetivo que são três fatores imprescindíveis para um bom resultado", explica o secretário Luiz Fernando Delazari.
Outra política implementada e de grande destaque é a Campanha Estadual do Desarmamento, que já retirou de circulação mais de 30 mil armas em todo o estado. Foi investido mais de R$ 1,5 milhão para o pagamento dos cidadãos e policiais que contribuíram com a campanha. Em função da iniciativa o governador Roberto Requião foi premiado pela Unesco.
"Os paranaenses apoiaram o projeto e colocaram o Paraná em evidência como um exemplo de que um dos caminhos para a diminuição da violência é o desarmamento", disse Delazari. Além disso, a Secretaria da Segurança Pública instituiu com o apoio das polícias Militar e Civil o programa "Paraná contra o Crime ? Polícia na Rua", deslocando o efetivo do serviço burocrático para o policiamento de rua.