Rio de Janeiro – Mais de 15 mil homens estarão envolvidos na segurança dos Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em julho deste ano, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (30) pelo secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa.
Corrêa disse que, no período dos jogos, cerca de 30 aeronaves serão deslocadas de todo o país para o Rio de Janeiro. Ele prestou as informações durante vistoria no conjunto esportivo do Maracanã, acompanhado dos ministros Orlando Silva, do Esporte, e Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil da Presidência da República.
Segundo o secretário, a segurança armada para o Pan se baseará em um plano para grandes eventos estabelecido previamente, ao qual foram agregadas necessidades demandadas pelo Rio de Janeiro. Luiz Fernanda Corrêa afirmou que o plano de segurança é regionalizado e localizado.
?Cada local de jogos possui um planejamento específico, que envolve desde o policiamento ostensivo até ações da defesa civil, como a evacuação de locais?, explicou.
De acordo com a ministra Dilma Rousseff, o plano de segurança para o Pan mobilizou instituições nos planos federal, estadual e municipal. ?Os três poderes estão envolvidos no sentido de assegurar que os jogos representem um momento de celebração e de paz?, afirmou Dilma.