O mercado brasileiro de segurança de dados na Internet deve movimentar US$ 102 milhões até o final do ano, segundo dados apresentados pela Embratel durante encontro anual da Internet Security Systems (ISS), em São Paulo. Única empresa brasileira certificada pela ISS, a Embratel divulgou ainda projeções de crescimento para o setor: 36% em 2002 e 33% em 2003.
De acordo com o gerente da área de segurança da Embratel Paulo Pieroni, os índices de crescimento no setor – que se referem também à integração de serviços, treinamento, educação e monitoramento -indicam que o País amadurece quanto à necessidade de segurança em Internet.
?Comparando os índices brasileiros com os de outros países, notamos que aqui o crescimento é bem maior?, explica Pieroni. ?Mas isso porque o Brasil está atrasado em relação a eles?.
Patrimônio – O atraso nacional, de acordo com Pieroni, explica-se pela falta de cultura das empresas em proteger dados. ?Muita gente pensava que bastava um modem e uma rede?, afirma. ?Agora já há consciência de que a informação é patrimônio.?