Curitiba terá mais 123 guardas municipais no patrulhamento da cidade. A cerimônia de formatura dos novos guardas será na tarde desta sexta-feira (15), no salão de atos do Parque Barigui, com a presença do prefeito Beto Richa e familiares dos formandos. Também estará presente o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos.

continua após a publicidade

Os novos guardas foram aprovados em concurso público da Prefeitura e convocados no inicio de julho passado. Durante três meses, o grupo participou do curso de formação técnico profissional, promovido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e a Secretaria Municipal da Defesa Social. No fim de novembro, foi feito um treinamento nas ruas do centro da cidade.

A partir da próxima semana, os novos guardas irão se somar ao efetivo da Defesa Social, que patrulha 470 postos fixos e 2.340 pontos espalhados pela cidade, como escolas, creches, postos de saúde, praças, parques e bosques

Segundo o secretário Itamar dos Santos, a meta para os próximos dois anos é formar mais duas turmas de guardas municipais. Santos destacou os investimentos feitos em segurança pública na gestão Beto Richa. "Foram R$ 4 milhões investidos em dois anos, destinados à compra de equipamentos e ampliação do atendimento ao cidadão", disse.

Formação

O curso de formação dos guardas municipais teve início em julho, na Escola Superior da Policia Civil, no bairro Vila Izabel. As aulas foram ministradas por instrutores da Guarda Municipal, Fundação Cultural, Diretran, Instituto Municipal de Turismo, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e convidados.

A parceria para a capacitação da Guarda é resultado do convênio firmado entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e as Policias Militar e Civil. Foram 600 horas/aula com 25 disciplinas divididas em cinco módulos: Cultura Jurídica, Técnicas Operacionais, Relações Humanas, Comunicação e Atendimento Comunitário.

continua após a publicidade