O Brasil tem uma oportunidade única de sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Fifa não esconde que torce pelo País. Mas o presidente da entidade, Joseph Blatter, alerta: ?Sempre teremos opções caso seja necessário.

continua após a publicidade

A decisão sobre a Copa de 2014 sairá em novembro. ?As exigências são as mesmas para um, cinco ou dez candidatos e sabemos que as autoridades brasileiras estão cientes disso.

Segundo ele, poucas vezes um país teve tantos anos para se preparar para um Mundial como o Brasil terá para 2014. Mas a entidade espera receber garantias sobre segurança até junho. Um grupo de inspeção virá ao Brasil no segundo semestre avaliar a situação.

Blatter afirma que a Fifa sempre terá opções e alternativas caso algo dê errado no Brasil. O dirigente diz que em 2006 a alternativa à Copa da Alemanha era a França. A Fifa sugere que o Brasil avalie com outros governos que medidas podem ser tomadas.

continua após a publicidade

?É isso que estamos fazendo na África do Sul?, disse. Ontem, ele não desmentiu que a Copa de 2010 pode sair da África, mas alertou que esse seria o caso apenas num cenário de catástrofe natural.