Segundo turno das eleições terá policiamento especial

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná montou esquema especial de trabalho com as polícias Civil e Militar para o segundo turno das eleições em todo o Estado. Assim como na primeira votação, todo o efetivo auxiliará no policiamento para garantir a tranqüilidade durante o processo de votação, apuração e comemoração dos vencedores. O Corpo de Bombeiros também vai trabalhar em esquema especial durante o domingo (29). Além disso, todo o trabalho será feito em conjunto com a Polícia Federal e as guardas municipais de cada cidade.

?O esquema de policiamento para o dia das eleições é montado de maneira coordenada com o Tribunal Regional Eleitoral. A exemplo das eleições do primeiro turno, tudo deve transcorrer dentro da mais absoluta normalidade?, afirmou o secretário Luiz Fernando Delazari.

O policiamento ostensivo será feito pela Polícia Militar nos 399 municípios paranaenses. Cada cidade terá um plano próprio de ações, definido em parceria com o Poder Judiciário local. A concentração maior de policiamento ostensivo será entre 8h e 22h do domingo. Porém, já no sábado (30), o esquema de segurança será aplicado para garantir a segurança dos funcionários da Justiça Eleitoral durante a instalação das urnas nos locais de votação. Após o término da eleição, haverá reforço no policiamento nas centrais de apurações do TRE, em Curitiba.

Capital 

De acordo com o major Douglas Sabatini Dabul, chefe do setor de planejamento e operações do Comando do Policiamento da Capital da PM, nos 23 municípios de abrangência do CPC haverá pelo menos um policial militar em cada local de votação. ?Tudo vai depender do número de eleitores inscritos nas seções eleitorais. É com base nestas informações que trabalharemos?, afirmou. O major explicou também que haverá reforço que poderá ser utilizado caso seja preciso. ?Ficaremos de prontidão também no período de apuração dos votos. A PM ainda manterá efetivo nas ruas na noite de domingo?, disse.

Como é de praxe, a Secretaria da Segurança Pública em parceria com o TRE vai manter, durante o domingo, um Centro de Triagem no ginásio da PUC-PR, no Prado Velho. Para lá serão levadas todas as pessoas detidas por algum tipo de irregularidade durante a eleição. No mesmo local, trabalharão juízes do TRE que farão o julgamento do preso e determinarão a sentença.

Bombeiros

De acordo com o coronel Jorge Luiz Thaís Martins, chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, o efetivo dará apoio operacional em caso de necessidade, como ocorreu em eleições anteriores. ?Já auxiliamos no transporte de urnas e de funcionários da Justiça Eleitoral para as ilhas do litoral?, exemplificou. Martins também destacou que, no interior, o Corpo de Bombeiros é solicitado quando é preciso usar veículos mais potentes e que trafegue em vias de difícil acesso.

Polícia Civil

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Jorge Azôr Pinto, determinou que todas as unidades policiais mantenham serviço de plantão com efetivo reforçado durante o domingo. Além dessa medida, a PC terá uma central no 1.º Distrito Policial em Curitiba, com delegados e investigadores de plantão, para auxiliar a Justiça Eleitoral. Uma equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) ficará, durante todo o dia, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, com um delegado, dois investigadores e um escrivão.

Segundo a Polícia Civil, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, a não ser em flagrante delito ou em virtude de uma sentença criminal condenatória por crime inafiançável cinco dias antes e 48h após o encerramento das eleições. Os policiais ainda deverão prestar auxílio às autoridades judiciárias das zonas eleitorais, quando for solicitado.

As delegacias da Região Metropolitana de Curitiba e do interior também vão trabalhar com reforço. As unidades do interior e da RMC enviarão relatório, às 18h do domingo (01), ao 1.º DP, em Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo