Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que atualmente mais de 500 mil pessoas estão com os direitos políticos suspensos no País. A maioria delas (376.949) foi condenada criminalmente pela Justiça. Em segundo lugar na lista do TSE estão as 72.627 pessoas que prestam serviço militar. Na terceira colocação estão os 42.401 incapazes. Segundo o TSE, essas pessoalmente geralmente são interditadas civilmente, por exemplo, por terem enfermidade ou deficiência mental.

continua após a publicidade

O levantamento mostra ainda que 972 brasileiros estão com os direitos políticos suspensos porque foram condenados pela prática de atos de improbidade administrativa. Quem está sem os direitos políticos não pode votar nem ser candidato. Um agente é condenado por improbidade quando fica provado que ocorreu, por exemplo, enriquecimento ilícito durante o exercício do cargo público.

A lista do TSE com os condenados por improbidade é menor do que uma relação divulgada em julho do ano passado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com 2,9 mil nomes de pessoas que tiveram suas contas consideradas irregulares e que, em tese, estavam inelegíveis. Essas pessoas são inelegíveis, mas podem votar. Os que estão sem direitos políticos não podem votar.

continua após a publicidade