Apenas 33% dos norte-americanos aprovam a maneira como o presidente George W. Bush está desempenhando seu cargo, aponta pesquisa Washington Post/ABC News. O número iguala a taxa de aprovação mais baixa alcançada or Bush (em maio de 2006); 65% dos entrevistados disseram desaprovar o desempenho de Bush como presidente.
Segundo o Washington Post, apenas dois presidentes dos EUA chegaram a ter taxas de aprovação mais baixas do que a mínima de Bush na véspera de pronunciar o importante discurso sobre "o estado da União" no Congresso: Richard Nixon, com 26% de aprovação em 1974, sete meses antes de renunciar em meio ao escândalo Watergate, e Harry Truman, com 23% em janeiro de 1952, em meio à Guerra da Coréia e depois de ele demitir o popular general Douglas McArthur.
Apenas 29% dos entrevistados aprovam a maneira como Bush vem conduzindo a guerra no Iraque, enquanto 70% desaprovam; 65% são contra o envio de mais tropas norte-americanas para o Iraque, enquanto 34% aprovam; apenas 28% acreditam que o governo Bush tem um plano claro para lidar com a situação no Iraque, enquanto 70% acreditam que não; 59% opinaram que o Congresso, agora dominado pelo Partido Democrata, deveria tentar bloquear o envio de mais tropas ao Iraque, enquanto 39% disseram que não deveria; apenas 34% disseram acreditar que os EUA "fizeram a coisa certa" ao invadir o Iraque, enquanto 64% disseram considerar a invasão um erro.
Indagados sobre quem merece mais sua confiança para lidar com a situação no Iraque, 33% responderam que é Bush e 60% que são os democratas; sobre se os EUA estão indo na direção certa, 26% disseram que sim e 71% responderam que não. A pesquisa ouviu mil adultos entre os dias 16 e 19 de janeiro; a margem de erro é de 3 pontos porcentuais.