Rio – O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou hoje (1°) que "há indicações de retomada do crescimento" no último trimestre do ano. Ele lembrou que, nos últimos dez trimestres, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou queda apenas entre julho e setembro de 2005, conforme os dados divulgados ontem (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números apontam a retração, no período, de 1,2% na soma das riquezas e serviços do país.

continua após a publicidade

Palocci frisou que o processo de crescimento não é linear, ou seja,não se verifica todos os meses nem em todos os setores ao mesmo tempo. Ele ressaltou que os fundamentos da economia continuam sendo fortes, "continuam respondendo aos estímulos das políticas adotadas" pelo governo. Na avaliação do ministro, "o crescimento deveria se dar de forma a conseguir garantir a manutenção do nível de emprego formal e do crescimento da renda ao longo do tempo, que é o que garante sustentabilidade maior ao crescimento".

Palocci participou hoje de solenidade na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), onde também estiveram presentes parlamentares, empresários e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega.

continua após a publicidade