A produção das indústrias do Paraná apresentou em abril um crescimento de 4,6% em comparação com igual mês do ano passado. Segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira, esta é a décima sétima taxa positiva consecutiva obtida pelo Estado neste tipo de confronto.

Ainda de acordo com o levantamento, a indústria paranaense continuou apresentando resultados positivos nos indicadores para períodos mais abrangentes. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a elevação foi de 8,1%. Já no dos últimos doze meses, de 6,7%.

Em relação a abril de 2003, a taxa global resultou em acréscimos na maior parte (nove) das 14 atividades industriais investigadas. Os desempenhos de veículos automotores (33,9%), alimentos (10,8%) e madeira (28,1%), impulsionados pelo aumento na produção de caminhões pesados, café solúvel e painel de madeira responderam pelas influências positivas mais significativas.

Dentre os cinco ramos industriais que reduziram a produção, edição e impressão (-26,9%), outros produtos químicos (-23,4%) e refino de petróleo e produção de álcool (-8,7%) foram responsáveis pelas contribuições negativas mais relevantes.

Quadrimestre

A produção acumulada entre janeiro a abril mostrou a predominância de resultados positivos em 10 das 14 atividades pesquisadas. As expansões que mais pressionaram a taxa global foram observadas em veículos automotores (25,2%), com destaque para caminhões pesados, alimentos (9,0%), madeira (24,3%) e edição e impressão (26,9%).

A indústria de outros produtos químicos, com decréscimo de 10,7%, juntamente com a de refino de petróleo e produção de álcool (-4,6%), exerceram, também neste confronto, os principais impactos negativos na formação do índice geral.

continua após a publicidade

continua após a publicidade