Brasília ? Cerca de 55% dos alunos de 4ª série do ensino fundamental apresentaram desempenho crítico ou muito crítico em língua portuguesa de acordo com dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O baixo desempenho em leitura atinge também anos posteriores de ensino. São 26,8% dos alunos de 8ª série do ensino fundamental e 38,6% dos alunos de 3ª série do ensino médio. O dados referentes são de 2003.
Representantes da área de educação se reúnem nesta quinta-feira (27) no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, no seminário Alfabetização e Letramento em Debate. O evento discute formas de melhorar esses números da educação. "O país tem um problema de longa data reconhecido pelos educadores que é a questão da aprendizagem, da repetência, sobretudo nas séries iniciais do ensino fundamental que supera a média internacional em muitos pontos", afirma o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Haddad lembra que garantir uma educação de qualidade é um trabalho de longo prazo no qual o Ministério da Educação trabalha com foco em quatro eixos que vão desde a educação básica, passando pela profissional e continuada até a superior. "Educação se resolve com compromisso de longo prazo, suprapartidário, compromisso para além de um governo, compromisso social com pressão social sobre os três níveis de governo, municipal, estadual e federal".
O secretário de Educação Continuada do MEC, Francisco da Chagas, destaca que a qualificação dos professores é um dos fatores que contribuem para o bom aprendizado dos alunos. Ele lembrou que o método de alfabetização utilizado é escolhido pelos governos estaduais e pelas escolas.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma avaliação aplicada a cada dois anos aos alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.