Segundo IAP, evento no Morro do Anhangava não causou danos ambientais

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, disse nesta terça-feira (02) que a missa do Dia do Trabalhador foi realizada dia 1o de Maio no Morro do Anhangava sem causar danos ao meio ambiente. ?A determinação foi cumprida. A missa foi realizada na parte de baixo do morro e após a celebração o padre, o prefeito e cerca de 500 fiéis subiram o morro apenas para uma bênção, descendo logo em seguida?, disse Rasca. ?Desta forma, não causaram impacto ambiental e não foram autuados?, informou. A missa costuma reunir aproximadamente três mil pessoas.

Um grupo de universitários também esteve no Morro do Anhangava durante uma aula prática, instalando piquetes para medir o desgaste do solo caso a missa fosse realizada. Os resultados da pesquisa serão encaminhados para o IAP.

Na semana passada, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) havia encaminhado notificação extrajudicial à prefeitura de Quatro Barras, à Câmara de Vereadores do município, à Paróquia de São Sebastião, à Cúria Metropolitana e ao Ministério Público de Campina Grande do Sul informando que a missa só poderá ser realizada no pé do morro. ?Nos demais locais (no cume ou 200 metros abaixo dele), a realização do evento foi proibida pelo fato de causar possível degradação ambiental da vegetação local?, explicou o secretário.

De acordo com o secretário, o Morro do Anhangava compõe um parque estadual que está em área de transição entre dois biomas: mata atlântica e floresta de araucária.

Nos dias que antecederam à realização da missa, uma equipe composta por agentes do Instituto e oficiais do Batalhão de Polícia Ambiental e da Delegacia do Meio Ambiente esteve monitorando o Morro. Não foram identificados danos à vegetação local. ?Não somos contra a celebração da missa, mas eventos ou atividades que reúnem um grande número de pessoas em Área de Preservação Permanente são proibidos pela legislação federal?, finalizou Rasca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo