A transição do sistema de televisão analógico para o digital levará dez anos, afirmou hoje o ministro das Comunicações, Hélio Costa, em audiência pública do Conselho de Comunicação Social, no Senado. Até lá, os telespectadores que optarem por receber o sinal digital continuarão tendo acesso à televisão analógica.

continua após a publicidade

Costa enumerou, entre as vantagens da TV digital, a qualidade superior na transmissão de imagem e som, a interatividade ? que permite ao telespectador participar da programação ? e ainda acesso à Internet em banda larga. Segundo o ministro, o modelo de TV digital em estudo pelo governo fornecerá ao cidadão um novo sinal, quando ele adquirir um conversor. "Com a ajuda das universidades brasileiras que participam de um consórcio para nos dar subsídios quanto ao melhor modelo tecnológico e de negócios, estudamos a possibilidade de ter três conversores diferentes", informou o ministro.

Segundo Hélio Costa, um tipo de conversor permitiria alta definição de imagem e som; outro permitiria, também, que o telespectador se comunique com o gerador das imagens (interatividade); e um terceiro seria para os usuários que quiserem receber o sinal digital via satélite.

A possibilidade de adotar os três tipos de conversor ainda está em estudo, enfatizou o ministro. "Não temos a certeza, do ponto de vista industrial, se dá para juntar tudo isso numa só caixinha de conversão, a um custo interessante. Por isso, imaginamos que teremos vários tipos", disse Costa. O custo aproximado de um conversor, de acordo com o ministro, seria de R$ 40.

continua após a publicidade