Segundo a Petrobras, expansão da demanda de gás vai se equilibrar

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta quarta-feira (16) que espera que o ritmo de crescimento do consumo de gás natural no País se equilibre nos próximos anos. "Não é possível que haja um crescimento de demanda de 17% anuais em nenhum segmento. Uma hora isso deve se equilibrar", comentou. Segundo ele, a relação oferta e demanda do gás natural no País estará mais "equilibrada" entre 2011 e 2012, quando a maior parte dos projetos que a estatal tem nessa área já tiver sido colocada em operação.

Indagado sobre a possibilidade de a Petrobras vir a aumentar o preço do gás natural para tentar conter a demanda e, com isso, evitar um risco de "apagão" no setor, Gabrielli desconversou: "não posso dizer isso".

Segundo o presidente da estatal, os preços do gás natural serão naturalmente reajustados de acordo com o mercado internacional. "Esses reajustes são trimestrais e já vêm sendo realizados", disse, lembrando que o único período em que a estatal não repassou esses aumentos no preço do gás foi entre 2003 e 2004, época em que precisava incentivar o consumo para garantir demanda ao gás importado da Bolívia.

Gabrielli participou hoje do XIX Fórum Nacional Reis Velloso, no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo