Sede do núcleo especializado de polícia marítima é inaugurada em Paranaguá

O governador Roberto Requião entregou, nesta terça-feira, no Porto de Paranaguá, uma sede para o funcionamento do Núcleo Especializado de Polícia Marítima (Nepom), órgão ligado à Polícia Federal e destinado à segurança das áreas marítimas de navegação no litoral do Paraná. Além disso, entregou também três lanchas, quatro viaturas, equipamentos e armamentos necessários para o trabalho do núcleo.

Requião destacou que, além da parceria, o governo do Paraná está construindo uma Marina, ao lado do Iate Clube de Paranaguá, onde haverá a presença permanente de um helicóptero e de um aeroplanador de observação. ?A intenção é reforçar o trabalho da Polícia Federal na segurança do nosso litoral?, afirmou ao destacar a integração que o Paraná promove entre as diversas polícias para ampliar a segurança pública.

?Essa ação acontece na hora de compartilhar equipamentos e elaborar ações?, salientou. ?Que essa parceria seja de consolidação da visão da nacionalidade. Que este momento seja de afirmação dos interesses nacionais, que há tanto tempo estão abandonados?.

A inauguração da sede do Nepom e da entrega de lanchas, veículos e equipamentos para o novo núcleo de segurança contou com a presença do superintendente da Polícia Federal no Paraná, Jaber Saadi; do superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, e do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

IPSS Code

O superintendente Eduardo Requião disse que a sede do Nepom – instalada no armazém 6 da faixa portuária – é uma medida que reforça as exigências internacionais do ISPS Code (segurança). ?Com isso, poderemos ser o primeiro porto brasileiro a receber a certificação, o que deverá ocorrer no próximo mês.

Eduardo Requião ainda acrescentou: ?O núcleo atuará contra o tráfico, o roubo de cargas, a pirataria, a presença de pessoas em situação irregular no porto e contará com equipamentos especialmente dedicados ao trabalho da Polícia Federal?.

O superintendente da Appa destacou também que, há um mês, o Porto de Paranaguá ganhou o Centro Integrado de Meio Ambiente, reforçando o trabalho de segurança ambiental em casos de vazamento de cargas tóxicas de navios e em de ações mais rápidas em acidentes como o que ocorreu em novembro do ano passado com a explosão de um navio de bandeira chilena.

Parceria

O superintendente regional da Polícia Federal, Jaber Saadi, elogiou a parceria promovida pelo governo do Paraná na implantação do Nepom. ?É um orgulho ver materializado um grupo especializado de proteção à costa brasileira. Estamos fazendo essa parceria com o governo do Paraná para que a nossa costa marítima seja a mais segura da América Latina?.

Saadi explicou que a Polícia Federal começou a implantar núcleos especializados de segurança nos portos no Rio de Janeiro e em Santos e que, depois de Paranaguá, vai implantar em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. ?É uma medida que faz com que as autoridades portuárias possam trabalhar em paz?, afirmou.

O delegado Aciomar Geoeksch, representante do dirigente nacional da Polícia Federal, Paulo de Lacerda, disse que a instituição cumpre mais uma etapa de implantação do núcleo especializado e destacou a rapidez com que o governo do Paraná providenciou a parceria. ?A sensibilidade do governo paranaense foi muito importante?, ressaltou.

Só os equipamentos cedidos para o núcleo representam investimentos de R$ 6 milhões. Entre as lanchas, estão uma ?voadora-patrulha?, outra de patrulha e interceptação e uma de patrulha costeira blindada. Também foram destinadas viaturas especiais, além de câmeras flutuantes e equipamentos de mergulho. O governo do Estado também cedeu o espaço para a sede do núcleo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo