O Plano Nacional de Logística de Transporte (PNLT) será apresentado hoje (6), por representantes do Ministério dos Transportes, aos participantes do 59º Fórum Nacional dos Secretários de Transportes, que terá início à tarde em Curitiba. De acordo com informações do ministério, o plano permitirá visualizar o necessário desenvolvimento do setor de transportes do diante de demandas futuras, resultantes da evolução da economia nacional e sua inserção no mundo globalizado.

continua após a publicidade

Segundo o secretário dos Transportes do Paraná e presidente do fórum, Rogério Tizzot, os secretários querem estabelecer uma comunicação mais efetiva com o ministério e criar uma interrelação entre as gestões estaduais e federal. Estão em Curitiba para participar do encontro secretários e dirigentes de órgãos rodoviários de 15 estados.

A importância das hidrovias e a aplicação da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) também estarão em debate no encontro, que termina amanhã (7). Será apresentado estudo mostrando que menos de 25% da capacidade das bacias hidrográficas brasileiras são utilizadas para o transporte de cargas. Segundo Tizzot, O Brasil deve avançar no desenvolvimento da multimodalidade de transporte, especialmente o hidroviário e o ferroviário.

continua após a publicidade