Secretários de Fazenda dos estados se encontrarão para discutir guerra fiscal

Os secretários de Fazenda dos 27 estados brasileiros marcaram uma reunião extraordinária do Conselho de Política Fazendária (Confaz), em Brasília, no final de julho, para discutir o acordo que impõe prazos para o término dos incentivos ficais e comerciais sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) concedidos pelos estados para atrair indústrias e outros empreendimentos, a chamada guerra fiscal.

A informação foi dada pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Murilo Portugal, que participou do 118ª reunião Confaz, em São Paulo. O assunto será debatido em reuniões regionais e cada estado trará sua posição para encontro.

Se houver decisão unânime no Confaz, o tema não precisará ser votado pelo Congresso Nacional. Desta forma um acordo que trata da cobrança do ICMS poderia se antecipar à aprovação da Reforma Tributária, que tramita no Câmara dos Deputados.

De acordo com o coordenador dos secretários do Confaz, Albérico Machado Mascarenhas, há uma disposição da região Centro-Oeste em buscar uma solução para os incentivos fiscais concedidos ao comércio atacadista, considerado um dos entraves à concretização do acordo no âmbito do Confaz.

Outro ponto de impasse é o que se refere à criação de Fundo de Desenvolvimento Regional, com o fim dos incentivos ficais, quando da aprovação da Reforma Tributária. "Um convênio assinado pelos estados (no âmbito do Confaz) deixaria de fora esse fundo. Vamos discutir com os governadores e com o governo federal qual a possibilidade de aprovar esse convênio e a criação do fundo ao mesmo tempo", diz Mascarenhas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo