O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, reuniu-se nesta manhã (15) com presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg´s) para discutir segurança pública. Junto com ele estavam o coordenador estadual dos Conseg?s, Benjamim Zanlorenci, o delegado geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, o comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier de França Filho, o secretário da Defesa Social da Prefeitura de Curitiba, coronel Itamar dos Santos, além de delegados e policiais militares da capital.
?Estas reuniões são importantes para passarmos o posicionamento do governo aos conselhos comunitários e para sabermos deles o que eles precisam para melhorar a segurança em cada região?, disse o secretário.
Após um café da manhã, todos reuniram-se no auditório do Ministério Público para falar sobre assuntos relacionados a segurança. Delazari explicou a importância do espaço para debater problemas em cada região. ?Os presidentes dos Conseg?s, representando a população, devem cobrar e obter respostas dos comandantes e delegados da área sobre a segurança. Não há como o secretário, ou o delegado geral e o comandante geral terem domínio do trabalho de cada policial?, disse.
O presidente do Conseg do Uberaba, Jaime Piloni, achou a idéia de se reunir com os dirigentes da polícia bastante importante. ?Estarmos aqui com eles já foi um grande avanço. Desta forma podemos expor nossas necessidades e sugerirmos soluções. Temos reuniões pelo menos a cada quinze dias com o comandante da área do bairro?, revelou.
O secretário anunciou que está sendo realizada a compra definitiva de todos os equipamentos necessários para o atendimento do 190 e que, em breve, o serviço ficará mais eficiente do que já está. ?Teremos também um equipamento de GPS que monitorará todas as viaturas. Então, poderemos saber exatamente onde uma viatura está e fiscalizar o trabalho dos policiais?, enfatizou.