O secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Mario Mugnaini, disse hoje que alguns portos, como o do Rio de Janeiro e o de Paranaguá, estão bastante atrasados nas reformas necessárias para a implantação Código Internacional de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code na sigla em inglês).

continua após a publicidade

O prazo vence no dia 31 de dezembro e precisa ser cumprido, uma vez que já foi alterado anteriormente, de julho para dezembro. O ISPS Code estabelece padrões de segurança com o objetivo de evitar o terrorismo. O assunto foi tratado na reunião de ontem da Camex e deverá estar na pauta da última reunião do ano, em dezembro.

Na reunião também foi discutido o processo da União Européia contra o Brasil, por conta da importação de pneus reformados. O bloco econômico pleiteia vender este tipo de pneu para o Brasil, mas o país estabelece barreiras. Por outro lado, compra o mesmo tipo de pneu do Uruguai. Mugnaini afirmou que o acordo com o país vizinho está no âmbito do Mercosul. O tema também será tratado na próxima reunião da Camex.

continua após a publicidade