Recife – A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, informou nesta terça-feira (5) que o governo federal dispõe de recursos para erradicar o trabalho infantil no país. O problema, segundo ela, é que não consegue localizar as crianças em situação de vulnerabilidade social por falta de estrutura técnica das prefeituras municipais.
A secretária fez palestra na Universidade Federal de Pernambuco, durante seminário para a apresentação dos resultados dos programas de assistência social, transferência de renda e segurança alimentar.
Ela destacou que é muito importante que as prefeituras se organizem, acatem as portarias ministeriais, planejem e profissionalizem a área de assistência social para agilizar os repasses dos recursos federais. ?Desta forma a assistência social nunca mais será vista como assistencialismo, benemerência e favor, mas como uma política pública a exemplo do que acontece com as áreas de saúde e de educação?, frisou.
?Não adianta só enviar o recurso financeiro. As vezes existe o dinheiro e as prefeituras não conseguem gastar por falta de projetos?, afirmou.