Representantes das instituições participantes da Rede de Arranjos Produtivos Locais (Rede APL) estiveram reunidos no Tecpar para discutir, entre outros assuntos, a criação de um portal na internet para a Rede APL, a confirmação dos novos APLs no Paraná a serem incluídos no Grupo de Trabalho Permanente de Apoio aos APLs do Governo Federal, a pedido do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e as pesquisas e o projeto de apoio aos Arranjos Produtivos Locais.
Com a proposta de captar recursos para os APLs, a Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, que coordena a rede, apresentou o Projeto de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais do Paraná (Pró-APL). O projeto tem um prazo de execução de 30 meses e será financiado 60% pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 40% de contrapartida do Estado e das entidades parceiras da Rede APL. O recurso estimado é de US$ 16,7 milhões.
Além do desenvolvimento empresarial e do fortalecimento tecnológico das regiões onde serão fortalecidos os APLs, a proposta inclui também a preocupação com a questão social e ambiental. Para isso, serão minimizados os impactos ambientais, gerando melhoria do meio ambiente e realizadas ações para a comunidade carente, como treinamento profissional e geração do primeiro emprego.
Dos 114 possíveis APLs identificados no Estado, 25 foram pré-selecionados e estarão sendo visitados pelos técnicos da Secretaria do Planejamento e do Ipardes até a primeira semana de julho. Esta semana, as equipes estão em Paranavaí, São Carlos do Ivaí, Loanda, Cianorte, Terra Roxa, Londrina, Astorga, Apucarana e Arapongas. Entre os dias 20 e 24 de junho, os técnicos vão visitar Colombo e região, e Telêmaco Borba e Imbituva.
Para que sejam selecionadas, é preciso considerar uma série de questões, como a quantidade de empresas envolvidas e atuação em torno de uma mesma atividade produtiva, considerando a quantidade de postos de trabalho, faturamento, potencial de crescimento, diversificação, mercado, cooperação entre os agentes locais, entre outros aspectos.
Participam da Rede APL representantes do Tecpar, da SEIM, da Agência de Fomento, do Sistema Fiep, do Sebrae e do BRDE. O próximo encontro está marcado para o dia 5 de julho no Sebrae-PR.