O secretário de Estado da Educação, Mauricio Requião, afirmou nesta quarta feira (08), durante uma reunião com representantes da União Paranaense de Estudantes Secundaristas (UPES), que quer o apoio da entidade para a execução dos projetos da secretaria. O Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), o Educação Com Ciência e os Jogos Colegiais serão alguns dos projetos que terão a participação da UPES. ?Eu acredito que a política estudantil tem que incorporar cada vez mais o poder mágico do esporte, da ciência e, principalmente, da arte?, destacou o secretário.
?Estamos de portas abertas para que a UPES participe das ações desenvolvidas pela secretaria. Queremos que os estudantes tragam suas contribuições. O nosso objetivo é trabalhar com o estudante para reconstruir a educação no Paraná?, completou ele.
A parceria entre a UPES e a Secretaria de Estado da Educação é inédita. A presidente da UPES, Sara Cavalcanti, destacou a importância de manter o diálogo com a secretaria. ?O secretário Mauricio Requião abriu o espaço para discutir a educação com os estudantes. Nós nunca tivemos tanto apoio como temos agora?, ressaltou a presidente.
Outra questão levantada durante a reunião foi a criação de grêmios estudantis nas escolas estaduais. De acordo com Mauricio, os estudantes são os donos das escolas e é necessário incentivar a criação destes grêmios. ?Essa é uma maneira de estimular a consciência crítica dos nossos jovens?, finalizou.