A Secretaria da Segurança Pública desocupou, nesta terça-feira, três fazendas vizinhas, no município de Irati, região dos Campos Gerais. Com essas reintegrações de posse, a administração atual superou o número de desocupações realizadas nos oito anos do governo passado. Cerca de 145 famílias foram retiradas pacificamente das propriedades rurais durante a tarde, com o acompanhamento da Polícia Militar.
Com estas três desocupações, o Governo do Paraná já contabiliza 113 reintegrações de posse cumpridas desde o início de 2003. Em oito anos do governo anterior, foram desocupadas 111 propriedades.
De acordo com a Comissão de Mediação de Conflitos Agrários da Secretaria, as desocupações desta terça-feira são resultado de acordos feitos com lideranças de movimentos de trabalhadores rurais sem terra, já que os integrantes dos movimentos poderiam ser penalizados por crime ambiental. ?As três fazendas fazem parte de uma área de reflorestamento que vinha sendo desmatada pelos invasores?, explicou o coordenador da Comissão, Jocler Procópio.
As operações para desocupar as fazendas começaram pela propriedade Leonópolis, invadida desde junho de 1999, onde estavam acampadas oitenta famílias. Logo depois foram retiradas pacificamente, cerca de cinqüenta famílias que ocupavam a Fazenda Projeto Agro 5, da estatal Ambiental Paraná Florestas desde o dia 20 de setembro deste ano. Por último, a PM desocupou a Fazenda Bom Retiro, que foi invadida por quinze famílias no dia 23 de setembro.