Secretaria da Segurança promove cursos para líderes comunitários

O primeiro curso de capacitação para líderes comunitários promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, através da Coordenadoria dos Conselhos Comunitários de Segurança é realizado neste sábado. As aulas começaram às 9h, no auditório do Centro Cultural de Cornélio Procópio, no Norte do estado. Cerca de 130 pessoas, entre lideranças comunitárias, policiais, juízes, promotores e prefeitos eleitos participam do evento que, além de capacitar, pretende incentivar a criação de outros Consegs.

Este será o primeiro de uma rodada de seminários que a Secretaria da Segurança Pública do Paraná pretende promover em diversas cidades do Estado. “Nossa intenção é aperfeiçoar esses líderes para trabalhar de forma cada vez melhor para a sociedade, promovendo uma interação plena entre polícia e comunidade”, disse coronel Rubens Guimarães, diretor-geral da Secretaria.

As palestras envolvem noções sobre segurança integrada, polícia comunitária e polícia e sociedade e pretendem conscientizar os participantes da importância da sociedade interagir com a polícia e conhecer como funciona o sistema de segurança pública. Para os presidentes do conselho, a iniciativa virá em boa hora. Moutih Ibraim, representante do Conseg Centro-XV, em Curitiba, é presidente há um ano e meio da organização e diz que os líderes precisam de uma orientação melhor. “Espero melhorar meus conhecimentos para poder passar isto para a comunidade que lidero. O governo está fazendo uma coisa muito certa que é democratizar o poder e fazer com que a sociedade também participe das decisões de seu próprio interesse”, refletiu.

Um dos destaques do primeiro encontro é a palestra do assessor dos Conselhos Comunitários de São Paulo, major Luiz Eduardo Pesce de Arruda, que vai falar sobre os Consegs paulistas. Em São Paulo, os Consegs regulamentados são uma realidade desde 1985 e, hoje, já são mais de 800 espalhados por todo o Estado. No Paraná, a regulamentação dos conselhos aconteceu no ano passado, mas muitos já existem desde 1982. Hoje, são cerca de 200 conselhos trabalhando regularmente. “Isto é um avanço muito grande e mostra que a sociedade está interessada em auxiliar o governo a melhorar a segurança pública do estado. É uma prova de cidadania, que merece ser reconhecida, incentivada e melhorada, e é isto que vamos fazer, promovendo estes cursos de capacitação”, afirma o Coordenador dos Consegs, Benjamim Zanlorenci.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo