A Secretaria da Segurança Pública do Paraná informa que equipes da Coordenação de Informática da Polícia Civil e Celepar trabalham para eliminar o vírus que contaminou alguns computadores de delegacias paranaenses. É importante salientar que somente as máquinas foram infectadas e isso, de maneira alguma, representa pane em toda a rede. O sistema, banco de dados e todo o ambiente central da Celepar não foram afetados.
Os técnicos da Celepar e Polícia Civil trabalham para sanar o problema nas máquinas o mais rápido possível. Equipes também serão enviadas ao interior do Estado. Além disso, uma nova solução antivírus está sendo instalada pelos técnicos para evitar invasões futuras.
A Celepar estuda uma maneira de transportar o sistema da Polícia Civil para ambiente de software livre, o que praticamente eliminaria o risco de contaminação por vírus que só se propagam devido à fragilidade da segurança em ambientes Microsoft.
A Secretaria informa à população que a queda do sistema não afetará, de maneira alguma, o preenchimento do Boletim de Ocorrência que pode ser feito em alguns casos manualmente ou nos computadores que não foram infectados.
Os policiais ou delegacias que fecharem suas portas ou deixarem de trabalhar por conta da contaminação podem ser denunciados pela população. É só telefonar para a Ouvidoria das Polícias, pelo telefone 0800-41-0090.