A Secretaria da Segurança Pública do Paraná negociou a saída pacífica dos militantes da Via Campesina que ocupavam a fazenda experimental de transgênicos da empresa Syngenta Seeds. Os campesinos haviam invadido a propriedade, no dia 14 de março deste ano, em protesto contra os experimentos transgênicos realizados na fazenda, localizada no cinturão de proteção ecológica do Parque Nacional do Iguaçu, em Santa Tereza do Oeste, no Oeste do Paraná.

continua após a publicidade

As negociações para a desocupação da propriedade começaram terça-feira (31), com o comando do 6.º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel, um oficial de Justiça e as lideranças do movimento. Os campesinos aceitaram deixar a fazenda no começo da tarde desta quarta-feira (01).

Cerca de 300 agricultores ocupavam o local. Eles serão instalados perto da fazenda, na beira da rodovia PR-163, quilômetro 188, em Santa Tereza do Oeste. Por causa da chuva, a Syngenta pode não ser desocupada totalmente hoje. Assim que montem as barracas, os campesinos trarão seus pertences para fora da fazenda definitivamente.

A Secretaria não utilizou a força policial para a saída dos campesinos, somente negociações. Esta é a desocupação número 144 da atual administração. Em todas elas, a saída dos invasores foi pacífica, intermediada por negociações com a Secretaria da Segurança, sem que fosse necessário o uso da força policial.

continua após a publicidade