armas151104.jpgA Secretaria de Estado da Segurança Pública faz um alerta aos cerca de 370 paranaenses que entregaram suas armas para a Campanha Estadual do Desarmamento e que ainda não sacaram o dinheiro a que têm direito. As cartas enviadas pelo Governo do Paraná a essas pessoas foram devolvidas pelos Correios, portanto esses colaboradores ainda não sabem que o dinheiro está disponível para o saque em qualquer agência do Banco Itaú.
"Nós estamos pedindo às pessoas que procurem, com a carteira de identidade em mãos, qualquer agência do banco para saber se o valor está à disposição", alerta o chefe do Departamento Financeiro da secretaria, Paulo Nahirny. De acordo com Nahirny, todo o dinheiro depositado para os cidadãos que colaboraram com a campanha paranaense é devolvido à Secretaria da Segurança, seis meses depois da data do depósito.
Até agora, R$ 100 mil reservados para pagar as recompensas por arma entregue à polícia foram devolvidos ao Governo. "O cidadão pode ficar tranqüilo porque já refizemos o depósito de todo o valor que foi devolvido. Entretanto é essencial que as pessoas façam o saque até o fim do ano, senão o trâmite para refazer o depósito no ano que vem será mais complicado, porque dependerá de previsão no orçamento", explicou Nahirny.

continua após a publicidade

Pagamentos

Desde o início da campanha estadual até julho deste ano, mais de 20 mil armas foram arrecadadas. Destas, 13 mil foram entregues pelos paranaenses e mais de 12,5 mil pessoas já receberam a recompensa. As outras sete mil foram apreendidas por policiais militares e civis, que também recebem a recompensa em folha de pagamento. Até o final deste ano, todos que colaboraram com a campanha já terão recebido o valor.
Desde o início de julho deste ano, uma parceria entre os governos Estadual e Federal dividiu a responsabilidade pelo pagamento da bonificação a quem colabora com a campanha. A União paga os cidadãos e o Governo do Paraná continua bonificando os policiais civis e militares pelas apreensões de armas de fogo.

continua após a publicidade