O departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde recolheu, no fim da tarde de anteontem, o remédio Celobar de quatro estabelecimentos do Estado. Foram retiradas ao todo seis frascos de quatro farmácias das de Curitiba, Piraquara e Cascavel. Também foram recolhidas amostras do medicamento em clínicas veterinárias e pet shops de Curitiba.
A denúncia sobre a comercialização no Paraná do medicamento feito à base de sulfato de bário, produzido pelo laboratório Enila (RJ), chegou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi repassada à secretaria na terça-feira.
Utilizado como contrastante para exames de raio-X, o medicamento entrou no Estado em maio pela distribuidora Genésio A. Mendes Cia Ltda., de Santa Catarina. A ação da Secretaria da Saúde foi a retirada imediata do remédio de comercialização. Os comerciantes que insistirem na venda serão multados pela Vigilância Sanitária.
O uso do Celobar já causou dezessete mortes em três estados: Goiás (13), Bahia (3) e Maranhão (1). No Paraná, não há nenhum caso de contaminação pelo produto.