Representantes da Secretaria da Saúde vão participar do VII Congresso Nacional da Rede Unida que acontecerá de 15 a 18, no Campus Unicenp, em Curitiba. Paralelamente à programação do Congresso, acontecerá a III Mostra Paranaense de Saúde da Família, onde serão apresentados 241 experiências de sucesso do Programa Saúde da Família (PSF).
Foram realizadas macrooficinas abrangendo as 22 Regionais de Saúde, proporcionando a troca de experiências de sucesso entre os profissionais que participam do Programa de Saúde da Família. As oficinas serviram como preparação para a Mostra, que acontece no dia 17. Os principais objetivos da Mostra são apoiar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da família do Paraná, bem como avaliar os avanços e os impasses na gestão de serviços, o processo de trabalho na área da saúde da família e os impactos na saúde da população atendida. As inovações pedagógicas e metodologias de ensino-aprendizagem na área da saúde da família serão identificadas.
Além disso, a Secretaria da Saúde será responsável por algumas das oficinas, como ?A arte como linguagem na educação em saúde?, onde cada equipe irá criar um programa de rádio voltado à saúde. A Rádio Saúde ? a rádio da Secretaria da Saúde, projeto piloto nas Secretarias Estaduais ? montou um estúdio no local do evento para transmitir as principais informações para todo o Estado.
O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, destacou que a atenção básica tem sido uma das prioridades do Governo do Estado na saúde. O Governo do Estado implantou um programa pioneiro no Brasil de incentivo à criação e ao aumento das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) nos municípios com menos de 100 mil habitantes, com menos de 100 mil habitantes, com investimento de mais de R$ 22 milhões.
Devido a essa ação, 90% dos municípios do Paraná já possuem equipes do Plano. Dos 387 municípios com menos de 100 mil habitantes, 337 recebem o incentivo do Governo estadual. Atualmente, existem 1,8 mil equipes do Programa Saúde da Família e 1,2 mil equipes de Saúde Bucal credenciadas junto ao Ministério da Saúde. No final de 2002 havia 1.085 equipes de Programa Saúde da Família.
Segundo a diretora de Sistemas de Saúde, Maria Célia Fabrício de Melo, o Plano é um grande programa de saúde hoje no Estado. ?As equipes de Saúde da Família alcançam a grande maioria da população do Paraná. As trocas de experiências vão fornecer conhecimentos para melhorar ainda mais este programa?, analisa.