Secretaria da Saúde é parceira no VII Congresso Nacional da Rede Unida

Representantes da Secretaria da Saúde vão participar do VII Congresso Nacional da Rede Unida que acontecerá de 15 a 18, no Campus Unicenp, em Curitiba. Paralelamente à programação do Congresso, acontecerá a III Mostra Paranaense de Saúde da Família, onde serão apresentados 241 experiências de sucesso do Programa Saúde da Família (PSF).

Foram realizadas macrooficinas abrangendo as 22 Regionais de Saúde, proporcionando a troca de experiências de sucesso entre os profissionais que participam do Programa de Saúde da Família. As oficinas serviram como preparação para a Mostra, que acontece no dia 17. Os principais objetivos da Mostra são apoiar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da família do Paraná, bem como avaliar os avanços e os impasses na gestão de serviços, o processo de trabalho na área da saúde da família e os impactos na saúde da população atendida. As inovações pedagógicas e metodologias de ensino-aprendizagem na área da saúde da família serão identificadas.

Além disso, a Secretaria da Saúde será responsável por algumas das oficinas, como ?A arte como linguagem na educação em saúde?, onde cada equipe irá criar um programa de rádio voltado à saúde. A Rádio Saúde ? a rádio da Secretaria da Saúde, projeto piloto nas Secretarias Estaduais ? montou um estúdio no local do evento para transmitir as principais informações para todo o Estado.

O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, destacou que a atenção básica tem sido uma das prioridades do Governo do Estado na saúde. O Governo do Estado implantou um programa pioneiro no Brasil de incentivo à criação e ao aumento das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) nos municípios com menos de 100 mil habitantes, com menos de 100 mil habitantes, com investimento de mais de R$ 22 milhões.

Devido a essa ação, 90% dos municípios do Paraná já possuem equipes do Plano. Dos 387 municípios com menos de 100 mil habitantes, 337 recebem o incentivo do Governo estadual. Atualmente, existem 1,8 mil equipes do Programa Saúde da Família e 1,2 mil equipes de Saúde Bucal credenciadas junto ao Ministério da Saúde. No final de 2002 havia 1.085 equipes de Programa Saúde da Família.

Segundo a diretora de Sistemas de Saúde, Maria Célia Fabrício de Melo, o Plano é um grande programa de saúde hoje no Estado. ?As equipes de Saúde da Família alcançam a grande maioria da população do Paraná. As trocas de experiências vão fornecer conhecimentos para melhorar ainda mais este programa?, analisa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo