A Secretaria de Estado da Saúde terá um novo diretor de Sistemas de Saúde a partir da próxima semana. O atual ocupante do cargo, o médico Gilberto Martin, deixa a Secretaria e em seu lugar assumirá a médica Maria Célia Barbosa Fabrício de Melo.
?Saio com a consciência tranqüila de que contribuí para esta grande virada na saúde pública que está sendo promovida pelo Governo do Paraná?, afirmou Martin, que durante dois anos comandou a gestão do sistema de assistência a saúde. Segundo ele, dentro do seu planejamento inicial, as três metas principais foram concluídas. ?Reorganizamos o teto financeiro e acabamos com um déficit histórico que vinha ocorrendo no Paraná. Com isso equilibramos as finanças e os pacientes continuaram com atendimento de qualidade e com mais possibilidades de crescimento do sistema no Paraná?, destacou.
O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, elogiou a atuação de Martin e disse que o trabalho foi imprescindível para a melhora do SUS no Paraná. ?As questões técnicas levantadas por ele, logo na sua chegada, se refletem hoje diretamente na saúde da população. Tenho certeza de que Maria Célia seguirá o mesmo rumo. É uma pessoa competente e muito bem avaliada por todos os lugares que passou?, disse o secretário.
A ampliação da atenção básica, principalmente devido ao incentivo inédito do Governo do Paraná para as equipes do Programa Saúde da Família, é outro ponto destacado por Martin. ?Saúde é, antes de tudo, prevenção. E é isso que o programa se propõe?. Por último, ele enfatizou a reorganização do fluxo de atendimento, a qual demandou meses de trabalho de toda a equipe. ?Precisávamos fazer levantamento de todos os 399 municípios do Paraná e de sua capacidade de atendimento para fazermos essa reorganização?, afirmou.
A expectativa com o estudo é de que o fluxo de pacientes seja mais ordenado e contribua efetivamente para a Regionalização da Saúde, meta que o Governo do Paraná vem cumprindo sistematicamente desde o início de 2003.
A nova diretora, Maria Célia, traçará seu plano de metas baseado na continuidade dos projetos em andamento, estabelecendo prioridades e estratégias. ?Os paranaenses que, como eu, acompanham a evolução da saúde no Paraná podem reconhecer as melhorias obtidas nesta gestão do governador Roberto Requião, na qual o secretário Cláudio Xavier e Gilberto Martin são figuras de destaque?, disse.
Gilberto Martin é ex-prefeito de Cambé e também atuou frente à 17ª Regional de Saúde, situada em Londrina, no Norte do Paraná. Além de médico sanitarista e geriatra, ele é mestre em Saúde Coletiva e funcionário da Secretaria da Saúde há quase 20 anos.
A nova diretora, Maria Célia, é formada pela Universidade Federal do Paraná, onde também obteve a graduação de Doutora em Clínica Cirúrgica. Realizou estágio em Anestesiologia, no Saint´s Mary´s Hospital, em Londres, onde foi descoberta a penicilina. Ela é também professora adjunta da Clínica Cirúrgica na Pontifícia Universidade Católica. A DSS é a diretoria responsável, na Secretaria, pela coordenação geral do funcionamento do SUS no Estado.