A Secretaria de Estado da Saúde ampliou a infra-estrutura para o atendimento no litoral do Paraná durante o verão. As ações fazem parte da operação verão 2005. O objetivo é fornecer o melhor atendimento possível aos veranistas e para a população litorânea já que nesta época, com o aumento do número de pessoas, a demanda pelo atendimento cresce muito.
Para ampliar o atendimento, a secretaria contratou 70 médicos plantonistas para os sete municípios do litoral por meio da Funpar. Isso representa um aumento de cerca de 70% no número de médicos trabalhando na região, num total de 192 horas de plantão a mais diariamente nos sete municípios que fazem parte da 1ª Regional de Saúde, com sede em Paranaguá. As modalidades de plantão e os dias variam de acordo com as cidades.
"Todos os municípios estão cobertos com nossos plantonistas. Estamos fazendo a nossa parte no apoio às prefeituras para deixar a população protegida na área de saúde", afirma o secretário Cláudio Xavier. Além disso, a secretaria deixou três ambulâncias à disposição dos municípios e uma UTI Móvel, para o caso de emergências. Alguns municípios disponibilizaram suas ambulâncias para toda a região e a secretaria auxiliará nos custos com combustível, ampliando a oferta de veículos de remoção.
A estrutura da antiga Santa Casa de Paranaguá, agora Hospital Regional, sob tutela do Estado, funciona a todo vapor para atender casos de emergências no litoral. No período entre 22 de dezembro, até o dia 2 de janeiro, o hospital havia realizado 217 internações e 639 atendimentos no Pronto Socorro. "A maioria dos casos são de ortopedia", afirmou o diretor da 1ª Regional, Marcelo Capraro.