Secretaria da Saúde alerta para cuidados com o diabetes

A Secretaria de Estado da Saúde aproveita o Dia Mundial do Diabetes, domingo (14), para alertar sobre a importância da prevenção da doença. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 8% da população brasileira de todas as idades é diabética, sendo que só no Paraná seriam 800 mil pessoas.

A diabetes é uma deficiência na produção de insulina, alterando o metabolismo, sobretudo do controle dos níveis de açúcar no organismo, o que afeta todos os setores do corpo. Quando o pâncreas não fabrica a insulina, ou fabrica de maneira inadequada, ele não consegue exercer a sua função fisiológica. Doença silenciosa, que aglomera diversas complicações, como problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, chegando a causar cegueira e amputação de membros inferiores.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde, Monica Kastrup o principal fator de risco para o aparecimento de diabetes no adulto é a obesidade, que causa a diabetes tipo 2. Mais comum entre os doentes, o tipo 2 atinge de 80% a 90% dos diabéticos e sua prevalência cresce no mundo todo, atingindo atualmente até as crianças. “É importante que todos tenham uma alimentação balanceada, pois os números são alarmantes”, afirmou.

Além da obesidade, os fatores de risco são familiares diabéticos, diabetes gestacional, hipertensão, idade acima de 40 anos, sedentarismo e histórico familiar com doenças cárdio-vasculares. Para prevenção, Monica ressalta a importância da prática de exercícios físicos, não ultrapassar o peso ideal, bem como não fumar e tomar cuidado com a gordura e o sal.

Os principais sintomas da doença são fraqueza, sede, muita urina, perda de peso, feridas não cicatrizadas, visão embaçada, fome. O doente deve seguir uma dieta com restrições alimentares e aumentar os exercícios físicos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo