O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, enviou mensagem aos novos prefeitos alertando sobre a importância de manter disponível aparelho desfibrilador automático externo utilizado para a reanimação em casos de parada cardíaca. A correspondência destaca ainda o prazo para o cumprimento da Lei nº 14.427, sancionada pelo governador Roberto Requião, que obriga a manutenção de desfibrilador em locais e eventos, públicos ou privados, com grande concentração de pessoas.
A lei também prevê a presença de pessoa qualificada para o manuseio desse aparelho, de acordo com as normas do Comitê Nacional de Ressuscitação Cárdio-Pulmonar. Os aparelhos devem estar prontos para utilização em aeroportos, shopping centers, hipermercados, faculdades, estádios e centros de eventos com circulação superior a mil pessoas por dia.
O prazo para que os estabelecimentos se ajustem às novas normas venceu em dezembro e o secretário achou importante lembrar os novos prefeitos da importância da fiscalização. "Agora que os novos gestores estão se organizando é um bom momento para lembrar da importância desta lei, já que uma coisa tão simples pode salvar vidas", lembrou Xavier.